Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Histórico

Histórico

Faça uma Visita Virtual pela Biblioteca Central da UNIRIO

 

 

O Sistema de Bibliotecas da UNIRIO (UNIBIBLI) foi criado em 1986 com o objetivo de dotar as bibliotecas setoriais da universidade de padrões que atendessem às exigências da Rede Bibliodata, coordenada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 1º rede de catalogação cooperativa do Brasil.

 

A UNIRIO participa do Bibliodata desde o início, fazendo parte do grupo de bibliotecas fundadoras e colaborando com os objetivos da rede ao disponibilizar informações bibliográficas através da catalogação cooperativa.

 

Dentro deste espírito de compartilhamento de informações, o UNIBIBLI também faz parte do Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), ambas coordenadas pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

 

Com a participação nestas importantes redes nacionais de informação científica e tecnológica, e também a participação em redes de cooperação estaduais como o Compartilhamento de Bibliotecas de ensino superior do Rio de Janeiro o (CBIES), a Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro (REDARTE), e a Associação dos Profissionais de informação e Documentação em Ciências da Saúde do Rio de Janeiro (APCIS/RJ) a UNIRIO disponibiliza dados de seu acervo, levando informação a um elevado número de pessoas, rompendo, desta forma, a barreira de seu espaço físico.

 

As unidades do Sistema de Bibliotecas também oferecem em suas sedes acesso irrestrito aos conteúdos do Portal de Periódicos da CAPES.  Muitas  das informações abrigadas nos acervos das bibliotecas da UNIRIO pertencem à história de algumas profissões no Brasil, assim como a história da própria formação da Universidade, que teve sua origem na reunião de escolas isoladas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro.

 

Algumas destas escolas, fundadas no século XIX e no início do século XX, trouxeram suas bibliotecas e seus documentos, e seus acervos. Para coordenar todo este patrimônio documental, foi criada em 1979 a Biblioteca Central Guilherme Figueiredo (BC), orgão suplementar diretamente subordinado à Reitoria.