Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Livro sobre a história do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle é destaque em boletim da Fiocruz

Livro sobre a história do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle é destaque em boletim da Fiocruz

Lançado durante as comemorações do Centenário da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO em abril, o livro de autoria do Professor Mauricio Ribeiro Borges foi categorizado como destaque do mês no Boletim Bibliográfico da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, avaliado pela Biblioteca de História das Ciências e da Saúde. Com o apoio da Reitoria da UNIRIO e patrocínio da Funrio, o livro é a segunda obra de conteúdo histórico de autoria do mesmo professor sobre unidades integrantes da universidade. O primeiro intitulado "A História da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro" foi lançado durante as comemorações dos 200 anos do ensino médico no Brasil em 2008 e também foi destacado no referido boletim da Fiocruz em 2009.

“A história do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle” é um relicário de fatos, imagens e de biografias de ícones da ciência médica. A inauguração do hospital com bela e imponente arquitetura em 1929 foi a maior conquista da Fundação Gaffrée e Guinle, obra filantrópica de Guilherme Guinle que se agigantou e constituiu uma das maiores instituições de promoção de saúde pública do mundo. A conquista do Hospital Gaffrée e Guinle se traduziu em um dos mais importantes capítulos da história da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, segunda faculdade de medicina fundada no Rio de Janeiro e quarta no Brasil. Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, reencontrou a sua vocação natal quando se notabilizou nos anos 1980 como o primeiro hospital brasileiro a se especializar no tratamento da Aids.

Maiores informações: Boletim Bibliográfico Casa de Oswaldo Cruz, Vol.18, n.9, Set/2012.