Uma das principais parceiras do Programa de Incentivo à Leitura entre Jovens Leitores está entre as primeiras colocadas no AlfabetizaRio
A professora Paloma, Maria de La Paloma Muñoz Waite, retratada na matéria “Alfabetização com Clarice Lispector” publicada no jornal O Globo de oito de abril, é uma das principais parceiras do Programa de Incentivo à Leitura entre Jovens Leitores. Ela foi uma das primeiras a trazer as turmas de alfabetização da Escola Municipal Minas Gerais para participarem do projeto “Hora do Conto”, atividade já tradicional da Biblioteca Infanto-Juvenil da UNIRIO – BIJU e cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão da UNIRIO, desde 2004. O reconhecimento do trabalho e dedicação da professora pela avaliação AlfabetizaRio é um grande estímulo também para as coordenadoras e para os estudantes que realizam o Programa de Extensão. No ano passado, ela e seus alunos participaram da contação de histórias promovida pelo Programa na Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO e em 2010, visitaram a Mostra de Livros de Clarice Lispector, atividade que integrou a BIJU à Campanha Paixão de Ler da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
O Programa de Incentivo à Leitura entre Jovens Leitores desenvolve um trabalho diferenciado de incentivo à leitura no espaço da Biblioteca Infanto-Juvenil, localizada quase em frente à Escola Municipal Minas Gerais na Avenida Pasteur. Atua de acordo com a faixa etária e os interesses dos jovens usuários (entre 4 e 18 anos). Coordenado pelas Bibliotecárias Márcia Valéria Brito Costa e Ana Carolina Carvalho e pela Produtora Cultural Teresa Pamplona conta com a participação de estudantes de Teatro e de Biblioteconomia que atuam como bolsistas de extensão ou voluntários.
A questão da leitura é trabalhada buscando a forma prazerosa do ato de ler e por isto utilizam-se as diversas formas de comunicação, linguagens e formatos existentes na sociedade atual. Entre as várias atividades executadas destacam-se o trabalho das oficinas de jogos dramáticos e a atividade da hora do conto. Além disso, há também, exibição de filmes, peças de teatro, jograis, exposições e oficinas literárias. Também desenvolve atividades de gerência e organização de bibliotecas que visam criar instrumentos que possam ser aplicados em outras unidades do gênero.
À Professora Paloma, nossos parabéns!