Você está aqui: Página Inicial / Programas de Extensão / PELE

PELE

Programa de Extensão de Línguas Extrangeiras

O ensino de idiomas estrangeiros sempre foi uma demanda da comunidade acadêmica da UNIRIO. Em 1994, teve início o Programa permanente de respeito à identidade e à cidadania, vinculado ao Departamento de Processos Técnico-Documentais do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). Devido à realização dessa atividade de extensão, a UNIRIO foi contemplada pelo Programa de Modernização e Consolidação da Infraestrutura Acadêmica das IFES e dos Hospitais Universitários do MEC, que inaugurou em 04 de maio de 2004, numa sala no subsolo do CCHS. O Laboratório de Idiomas, dotado de tecnologia própria para o ensino de línguas estrangeiras.

 

Vários motivos levaram à extinção do Programa inicial, entre eles a ausência de docentes qualificados no quadro da UNIRIO aptos ao ensino de idioma estrangeiro.

 

Em 2009, tivemos uma iniciativa de implantação de um curso de língua estrangeira (alemão), que se mostrou inviável devido à falta de agilidade no processo administrativo e à dificuldade de manter o curso baseado na arrecadação financeira dos discentes.

 

Então, foi desenvolvida uma nova forma para retomar a realização de cursos de idiomas. Buscou-se a integração de diversos setores da Universidade: Biblioteca Central, Coordenação de Relações Internacionais, Direção de Assuntos Comunitários e Estudantis, Pró-Reitoria de Administração, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Decania do CCHS.

 

As aulas voltaram a ser ministradas no Laboratório de Idiomas do CCHS. Os recursos da Assistência Estudantil são fundamentais para a manutenção e o funcionamento do Laboratório de Idiomas. A realização de convênios e acordos de cooperação internacionais constitui a base acadêmica e cultural que garante o andamento dos cursos, independente de arrecadações financeiras. A Direção da Biblioteca Central é responsável pelo funcionamento administrativo do Programa.

 

Assim, a UNIRIO por meio do Programa de Extensão em Línguas Estrangeiras - PELE - contribui para uma ampla e variada formação de seus quadros de discentes, docentes e técnicos-administrativos, e cumpre seu compromisso social de universidade inclusiva, pública e gratuita.